
Argumentação e jornalismo: definição lógica e definição oratória e a construção do ethos em editoriais e notícias
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ; Issue: 13 Linguagem: Português
10.17648/eidea-13-1299
ISSN2237-6984
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
Resumo<p class="EIDA-caputresumo">Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de análise argumentativa do discurso midiático. A situação social estudada é a atividade jornalística em período eleitoral, tendo como contexto específico a cidade de Mariana/MG, durante o pleito de 2012, e, como atores, dois jornais de grande circulação na cidade. A teoria da argumentação proposta por Perelman & Olbrechts-Tyteca (2005) é o ponto de partida teórico deste estudo, que pretende compreender o funcionamento da <em>definição </em>em dois gêneros jornalísticos: o editorial e a notícia. Em cada um desses gêneros, a <em>definição</em> assume uma forma e um sentido (um objetivo) diferentes: no primeiro, ela é uma técnica (<em>topos</em>) argumentativa quase-lógica e, no segundo, uma figura argumentativa (<em>tropos</em>). Todavia, ambas servem como mecanismos de manutenção do <em>ethos</em> de objetividade e verdade do jornalismo, fonte de sua força persuasiva. <strong></strong></p><p><strong> </strong></p>
Referência(s)