Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Administração Pública patrocinadora: o contrato de patrocínio como instrumento de concretização do interesse público.

2017; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.2319-0558.v4i2p137-174

ISSN

2319-0558

Autores

Diego Prandino Alves,

Tópico(s)

Public Procurement and Policy

Resumo

O presente artigo investiga o contrato de patrocínio celebrado pela Administração Pública com particulares, visando ao incentivo de iniciativas privadas de interesse público. Inicialmente, traça uma breve definição e caracterização do patrocínio, bem como pontua algumas as diretrizes da atividade publicitária no âmbito da Administração Pública. A partir desses conceitos, caracteriza o patrocínio ativo da Administração Pública como instrumento de consecução do interesse público a ser satisfeito no caso concreto, podendo ser utilizando com finalidades de marketing comercial, de fomento social ou de legitimação da atividade administrativa. Em conclusão, ressalta que a atuação patrocinadora da Administração constitui meio legítimo e relevante de concretização da atividade administrativa e do interesse público.

Referência(s)