Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contribuições do ensino de geociências à formação de uma massa crítica de professores e investigadores

2015; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20396/td.v10i3.8637354

ISSN

1980-4407

Autores

José Roberto Serra Martins, Celso Dal Ré Carneiro,

Tópico(s)

Animal and Plant Science Education

Resumo

A atual carência de docentes para atender às escolas de educação básica pode ser suprida pela formação docente apoiada em currículos impregnados de conhecimentos, modelos e práticas típicos das Geociências. Ao mesmo tempo em que dificuldades levaram o Estado a perder a condição de gerir muitas escolas, estudantes incapazes de receber informações e construir conceitos tornaram-se social e culturalmente defasados. O professor, elemento-chave do processo, deve capacitar-se para contextualizar conceitos e transmitir conteúdos fundamentais de modo organizado e integrado. Os alunos devem compreender as dificuldades inerentes ao aprendizado e reconhecer que o saber é antes uma construção social em lugar de produto natural e espontâneo de nossa interação com o mundo objetivo. Os argumentos aqui oferecidos salientam as Geociências como alicerces para o desenvolvimento intelectual, porque incorporam ao pensamento sistêmico uma clara noção de perspectiva histórica, que explica a formação do patrimônio natural brasileiro, composto pelo nosso subsolo e suas riquezas.

Referência(s)