Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Compreendendo a Psicomotricidade

2017; Persona Institute of Higher Education; Volume: 11; Issue: 36 Linguagem: Português

10.14295/idonline.v11i36.789

ISSN

1981-1179

Autores

Cybele Lima Batista Arraes, Eva Lopes de Macedo Cordeiro, Josecleide Lopes de Macedo, Gresciliane De Araújo Soares,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este trabalho visa discutir sobre a importância da educação psicomotora, dos movimentos corporais na educação humana, em todas as fases do desenvolvimento infantil. Os elementos psicomotores são vivenciados, dentro de contextos histórico-culturais e afetivos significativos, desta forma para ter coordenação motora fina, a criança precisa desenvolver a motricidade ampla, organizar seu corpo, ter experiências motoras que estruturem sua imagem e seu esquema corporal. Para alcançar os objetivos propostos deste trabalho, utilizamos como base teórica o trabalho de: Costa (2002), Fonseca (1996), Paim (1989), entre outros. A pesquisa será de caráter bibliográfico e objetiva obter subsídios teóricos para oportunizar e contribuir como o processo da educação psicomotora, além de ser um estudo de suma relevância para os educadores do ensino infantil. De fato, fazer entender que o corpo é um só, já que tradicionalmente as escolas só visam o desenvolvimento intelectual. Enfatiza que a educação psicomotora é entendida como uma metodologia de ensino que instrumentaliza o movimento da criança, porém, esse estudo ressalta: a inteligência, a afetividade (sentimentos e emoção), o social (relações pessoais) e o motor (os movimentos em geral). Nesse sentido, é de suma importância a atividade lúdica, realizada através de atividades psicomotoras, de modo a colaborar para o desenvolvimento integral da criança, e para que ela possa sedimentar bem esses “pré-requisitos”, fundamentais também para a sua vida escolar.

Referência(s)
Altmetric
PlumX