Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Imprensa de nicho e música jovem no Brasil:O Mundo é dos Brotos e Revista do Rock (1960-1965)

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 10; Issue: 19 Linguagem: Português

10.5433/1984-3356.2017v10n19p185

ISSN

1984-3356

Autores

Marcelo Garson,

Tópico(s)

Music History and Culture

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar como, entre 1960 e 1965, a imprensa foi fundamental para dar corpo e substancia à ideia de música jovem no Brasil. Veículos como A Revista do Rádio – em especial a sessão O mundo é dos Brotos, de Carlos Imperial –e também de publicações especializadas, como A Revista do Rock, ajudaram a definir os códigos sonoros, visuais e morais que nortearam um novo nicho profissional de música popular que congregou cantores estreantes, empresários e audiência. Através de diversas estratégias, esse tipo de mídia, portanto, conformou não só simbólica, como também materialmente a entrada de um novo nicho de mercado no mapa musical brasileiro.

Referência(s)