Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A ruptura entre PT e PSDB através dos discursos do horário gratuito de propaganda eleitoral na televisão e o clima de opinião pública nas redes sociais

2017; UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17058/rzm.v5i1.8621

ISSN

2318-406X

Autores

Angelo Carnieletto Müller,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

A eleição de 2014 repetiu pela sexta vez consecutiva o confronto direto entre PT e PSDB pela presidência da República no Brasil. A campanha ofereceu o processo eleitoral como pauta do dia e possibilitou, de um lado a democratização da discussão política, e de outro, a exacerbação das diferenças ideológicas na forma de discurso do ódio. Analisando os discursos dos programas do horário eleitoral de televisão desde 1994 até 2014, tendo como foco a ofensividade dos discursos e a promoção de uma visão maniqueísta, foi possível reconstituir as estratégias dos diferentes momentos desses dois partidos em campanha presidencial. Conclui-se que a ofensividade se fez presente nos discursos dos dois partidos, contribuindo para o momento de ruptura do quadro atual.

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