
Confecção de histórias em quadrinhos na melhoria do aprendizado de Química no Ensino Médio
2017; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v8i2.1185
ISSN2179-426X
AutoresMaria das Graças Gomes, Francisca Mayara Santos, David Oliveira Diógenes, Armando Diego Lima de Freitas, Dheyla Passos Matias,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoAs Histórias em Quadrinhos (HQs), no passado, consideradas más influência na educação de jovens e adolescentes, foram reconhecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, como uma ferramenta didática que vai além de simples leitura, permite explorar o imaginário dos estudantes, tornando aulas dinâmicas. O presente trabalho tem como objetivo usar a confecção de HQs na aprendizagem de conceitos químicos. A atividade foi desenvolvida em escolas publicas de Fortaleza, onde os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência PIBID-Química orientaram os estudantes no desenvolvimento das estórias. A elaboração da revista foi dividida em duas etapas: na primeira selecionaram-se os conteúdos a serem trabalhados. Em seguida, confeccionados textos contendo as fundamentações teóricas e suas aplicabilidades no cotidiano. Os textos foram apresentados aos alunos das escolas que em sala de aula e em grupos, leram, discutiram e criaram suas estórias usando a imaginação, os conceitos químicos expostos e suas experiências de vida. Os estudantes tiveram a ajuda dos professores de português e artes. Foi realizada uma seleção das melhores estórias que foram incluídas na revista em quadrinhos do PIBID-Química, e distribuída entre estudantes participantes e as bibliotecas das escolas para serem utilizadas como material didático.
Referência(s)