
AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE COMO DESDOBRAMENTO DA CONSTITUIÇÃO E DA LDB
2017; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 11; Issue: 19 Linguagem: Português
10.19177/prppge.v11e19201740-57
ISSN2179-2534
AutoresElionaldo Fernandes Julião, Hellen Jannisy Vieira Beiral, Gláucia Maria Ferrari,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO artigo apresenta reflexões sobre o desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante os vinte primeiros anos da implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), tendo como alicerce as conquistas no campo do direito à educação, garantidas pela Constituição Federal de 1988. Ancorado em diversos autores, pesquisas, documentos e dados estatísticos oficiais, exibe uma breve análise dos principais marcos legais, operacionais e políticos implementados nos três últimos governos federais, que contribuíram com o processo de configuração da EJA como política pública, destacando os impactos, desafios, rupturas e continuidades decorrentes; reconhecendo, também, conquistas e limites das ações implementadas.
Referência(s)