Artigo Produção Nacional Revisado por pares

MÚSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA: O ESTUDO DA GEOGRAFIA DE GOIÁS POR MEIO DE MÚSICAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM FORMOSA- GOIÁS

2022; departamento de geografia; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.26512/2236-56562016e40108

ISSN

1516-9375

Autores

Hugo de Carvalho Sobrinho, Rodrigo Capelle Suess, Marcos Vinicius Santos Dourado,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

O ensino de Geografi a na educação básica deve conduzir o aluno a entender as relações socioespaciais no decorrer da história e seus efeitos no mundo contemporâneo. Entretanto, para que o ensino desta disciplina cumpra seu papel, faz-se necessário o desenvolvimento de metodologias que, de forma dinâmica, privilegiem a construção dos conhecimentos geográfi cos. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma ação pedagógica em Geografi a realizada no Centro de Ensino Médio em Período Integral (CEPI) - Sérgio Fayad Generoso - em Formosa - Goiás no ano de 2014. Trata-se de uma pesquisa-ação na qual o ensejo foi minimizar as difi culdades dos alunos no que se refere à compreensão de conteúdos relativos à Geografi a de Goiás. Assim, foi possível conciliar posicionamentos críticos e refl exivos desses alunos, utilizando a música e o mundo vivido dos envolvidos. As atividades desenvolvidas - entrevistas, grupo no facebook, diálogos, paródias - contribuíram para ampliar os conhecimentos geográfi cos dos alunos acerca da temática proposta. Por meio dos resultados e da experiência vivida, nota-se que as músicas se tornaram importante na mediação dos conhecimentos geográfi cos. Foi observado no decorrer da execução o interesse por parte dos alunos na construção do conhecimento acerca da geografi a de Goiás, o qual se comprova na análise das paródias, pois estão carregadas de conhecimentos sistematizados que foram trabalhados durante a implementação da ação. Percebe-se que a concretização de um projeto como este pode possibilitar novos signifi cados no processo de ensinar/aprender Geografi a.

Referência(s)
Altmetric
PlumX