O PROCESSO DE OCUPAÇÃO DO ESPAÇO AO LONGO DA BR-163: UMA LEITURA A PARTIR DO PLANEJAMENTO REGIONAL ESTRATÉGICO DA AMAZÔNIA DURANTE O GOVERNO MILITAR

2013; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.48075/geoq.v6i1.6634

ISSN

2178-0234

Autores

Eduardo Margarit,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

A rodovia BR-163 (Cuiaba-Santarem) foi construida na decada de 1970 no coracao da Amazonia brasileira com o objetivo de integrar o territorio nacional e ocupar um espaco considerado como “vazio demografico” pelo Estado. Para tanto, inumeros projetos de colonizacao foram desenvolvidos ao longo da rodovia, atraindo milhares de migrantes vindos, principalmente da Regiao Sul do pais. Com isso, houve uma intensa re-organizacao do espaco ao longo da rodovia, com a substituicao da mata e populacoes tradicionais por atividades agricolas e o surgimento de diversos nucleos urbanos. O objetivo deste artigo e analisar o processo de ocupacao ao longo da BR-163 sob o aspecto de um planejamento regional estrategico da Amazonia realizado durante o governo militar. Este processo provocou inumeras mudancas na organizacao do espaco no entorno da rodovia, resultando em uma estrutura extremamente desigual que favoreceu o desenvolvimento do agronegocio em detrimento da agricultura familiar, com a ocorrencia de frequentes conflitos fundiarios e impactos ambientais. A atual dinâmica e configuracao da organizacao do espaco ao longo da BR-163 e resultado do planejamento regional estrategico da Amazonia adotado durante o periodo em que os militares estiveram no governo.

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