Artigo Produção Nacional Revisado por pares

MODELAGEM FISIOGRÁFICA DO TERRENO PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL A CORRIDAS DE MASSA EM DUTOVIAS: PROPOSTA APLICADA EM CARAGUATATUBA (SP) E SÃO SEBASTIÃO (SP)

2016; Linguagem: Português

ISSN

1519-8634

Autores

Claudia Vanessa dos Santos Corrêa, Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, Lucília do Carmo Giordano,

Tópico(s)

Geological formations and processes

Resumo

As dutovias se configuram atualmente como o mais eficaz modal de transporte de produtos de petroleo por ser mais economicamente viavel, menos poluente e o mais agil. Sao comuns os tracados com muitas centenas e ate milhares de quilometros que atravessam regioes de grande diversidade morfologica e geologica, e, portanto, que encontram diferentes barreiras geotecnicas a sua frente. Nesse sentido, os riscos associados aos movimentos de massa na implantacao de dutovias sao relevantes, e estudos acerca dessa tematica ainda sao muito discretos no Brasil. Esse projeto objetiva identificar e mensurar atraves da compartimentacao fisiografica e da modelagem morfometrica do terreno a probabilidade a corridas de detritos nas dutovias inseridas na Provincia Costeira e no Planalto Atlântico de algumas bacias hidrograficas de Caraguatatuba e Sao Sebastiao (SP). As etapas irao se consistir no: a-) levantamento bibliografico das obras de referencia, b-) delimitacao da area de pesquisa, c-) levantamento dos produtos cartograficos e de sensoriamento remoto, d-) retro-analise de eventos de corridas que ja ocorreram nas areas de estudo, e-) geracao de subprodutos auxiliares para a compartimentacao fisiografica, f-) realizacao de trabalhos de campo, g-) compartimentacao fisiografica e estruturacao do banco de dados, h-) simulacao morfometrica em softwares de modelagem 2D e i-) avaliacao do grau de vulnerabilidade das areas alvo a ocorrencias de corridas de detritos. Ate o presente momento todas as etapas anteriores a compartimentacao fisiografica foram realizadas. Para a etapa de retro-analise foi construido um quadro com as informacoes geologico-geotecnicas dos movimentos de massa que ocorreram na area de estudo, complementando-se com dados relacionados a pluviosidade. Ademais, a partir de imagens de sensoriamento remoto, foram extraidas as cicatrizes de antigos eventos que ocorreram no local, de modo que esses resultados foram posteriormente correlacionados com a etapa de retro-analise, com a finalidade de subsidiar o processo de escolha de areas-alvo para a modelagem morfometrica nos softwares de simulacao 2D. Em relacao a compartimentacao fisiografica, foram identificadas na area de estudo 17 unidades fisiograficas distribuidas ao longo da Provincia Costeira e do Planalto Atlântico, com diferentes contextos geologicos e geomorfologicos. As unidades fisiograficas 2, 4, 5, 6, 7, 9 possuem alta densidade textural; as unidades 3, 10 e 11 possuem medios valores de densidade textural e as unidades com baixa densidade textural estao concentradas principalmente na Provincia Costeira. Foram realizados trabalhos de campo na area de estudo, de modo que a compartimentacao fisiografica encontra-se em refinamento a partir dos dados obtidos desta etapa. Preliminarmente foram selecionadas para a modelagem morfometrica em softwares de simulacao 2D as bacias hidrograficas do Rio Santo Antonio e do Rio Canivetal, pois apresentam caracteristicas morfometricas e geologicas propicias a ocorrencia de corridas de detritos, alem de historico de grandes movimentos de massa.

Referência(s)