
APRENDENDO GREGO ANTIGO NO MUNDO DIGITAL DO TERCEIRO MILÊNIO
2017; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 38; Issue: 1 Linguagem: Português
10.23925/2318-7115.2017v38i1a9
ISSN2318-7115
Autores Tópico(s)Digital Humanities and Scholarship
ResumoEste artigo mostra como a infraestrutura digital do terceiro milênio está afetando o emprego de materiais digitais de ensino de grego antigo. Dentro de uma abordagem com foco em ‘aprender fazendo’, apresenta os principais pressupostos do classicismo na era digital atual apontando o trabalho de alunos e professores como um meio de produzir dados para bancos de dados de língua e cultura grega, como a Biblioteca Digital Perseu, com serviços de consulta e pesquisa, contribuindo para a formação de corpora abertos de traduções em português de textos gregos. Tal produção pode-se dar na forma de edições digitais anotadas e com traduções alinhadas. Explica-se aqui uso da plataforma Perseids para anotação de árvores sintáticas de dependência do grego antigo (treebanking) e para edição de traduções paralelas alinhadas, propondo uma atividade utilizando as suas ferramentas Arethusa e Alpheios.
Referência(s)