EDUCAÇÃO E TELEVISÃO: A INTENCIONALIDADE POLÍTICO-PEDAGÓGICA DE PROGRAMAS VOLTADOS PARA O PÚBLICO JOVEM
2004; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2178-1508
AutoresÁlvaro Fernando Ferreira Marinho,
Tópico(s)Media and Communication Studies
Resumoda Comunicacao e da Educacao apontam que a imagem da televisao atua como um elo entre o homem e seu imaginario, e a partir desse momento vai transformando a vida cotidiana em um mundo de fantasias. Com isso, o telespectador pode criar necessidades artificiais quando se envolve com desejos e satisfacoes que o mundo real do cotidiano se encarrega de torna-los impraticaveis. Com base nesse pressuposto, a pesquisa investiga a intencionalidade politicopedagogica do conteudo dos programas televisivos Superpositivo, da Rede Bandeirantes, e Programa Livre, do SBT. Os programas sao dirigidos para o publico jovem e sao exibidos a noite nas duas emissoras de canais abertos. O estudo constata que a influencia dessa programacao tanto pode concorrer para a sociabilidade como para acoes antisociais. Mesmo discutindo temas semelhantes, os programas tem linguagens diferentes. E e atraves de pesquisa qualitativa interpretativa que o estudo busca analisar de que forma o conteudo desses programas televisivos e trabalhado, uma vez que a proposta, o formato e a linguagem dos produtos pesquisados estao organizados para transmitir valores morais e, consequentemente, oferecer modelos de identificacao. O objetivo da pesquisa e apontar o que leva as pessoas a se envolverem pela linguagem e pelas mensagens da televisao, que e considerada um dos mais influentes meios de comunicacao de massa do Brasil.
Referência(s)