Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Lori’s Help: um aplicativo para auxílio na alfabetização de pessoas com Síndrome de Down

2017; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5335/rbca.v9i2.6633

ISSN

2176-6649

Autores

Marcus Vinicius Girolneto Sousa, Dione Ramos, Lays Xavier de Castro, M. Carolina Cruz, Juliana Santos de Souza Hannum, Talles M. G. de A. Barbosa,

Tópico(s)

Down syndrome and intellectual disability research

Resumo

síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo [1]. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em vez de 46, como a maior parte da população. A pessoa com síndrome de Down tem idade cronológica diferente de idade funcional, desta forma, não é esperada uma resposta idêntica à resposta das pessoas com desenvolvimento típico [9]. Esta deficiência advém de desajustes funcionais do sistema nervoso, causando dificuldade no aprendizado. Essas dificuldades podem ser manifestadas desde a alfabetização básica até a realização de atividades cotidianas. O software desenvolvido neste trabalho tem o intuito de auxiliar pessoas com síndrome de Down durante o processo de alfabetização. O auxílio é fornecido por meio de atividades, como, por exemplo, o pareamento de vogais. Além disso, durante a execução dessas atividades, um algoritmo para biofeedback, conhecido como Attention Meter, monitora a atenção demonstrada pelos os usuários. Ao final, é gerado um relatório do desempenho para cada usuário, com marcadores que destacam o comportamento durante a execução de cada atividade. Assim, ao longo do processo de alfabetização, é possível quantificar e qualificar as atividades propostas não apenas pela quantidade de acertos, mas, também, pelo engajamento pessoal de cada usuário do aplicativo.

Referência(s)