Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O USO DO CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA EM CONSONÂNCIA COM AS NOVAS DEMANDAS DA HISTÓRIA PÚBLICA DIGITAL

2017; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 3; Issue: 5 Linguagem: Espanhol

10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p147

ISSN

2447-4266

Autores

Cleonice Elias da Silva,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Neste artigo apresentamos as possibilidades do uso do cinema no ensino de História. Para tanto, considero as reflexões de Jonathas Serrano e Francisco Venâncio Filho apresentadas em uma publicação do início da década de 1930, e as de Marcos Napolitano presentes em uma obra publicada a primeira vez nos inícios dos anos 2000. A premissa norteadora das discussões apresentadas nesse artigo é de que o novo contexto marcado pelo advento tecnológico e pela emergência da História Pública Digital viabiliza a exibição de filmes nas escolas, sendo que esses cumprem um papel relevante na história pública. PALAVRAS-CHAVE: Cinema; História; Ensino de História; História Pública Digital. ABSTRACT In this article we present the possibilities of the use of cinema in the teaching of History. For that, I consider the reflections of Jonathas Serrano and Francisco Venâncio Filho presented in a publication of the early 1930s, and those of Marcos Napolitano present in a work published the first time in the early 2000s. The guiding premise of the discussions presented in this article is that the new context marked by the advent of technology and the emergence of Digital Public History makes it possible to display films in schools, and these are a relevant role in public history. KEYWORDS: Cinema; History; History Teaching; Digital Public History. RESUMEN En este artículo nosotros presentamos las posibilidades del uso del cine en la enseñanza de la Historia. Para ello, considero las reflexiones de Jonathas Serrano y Francisco Venâncio Filho presentadas en una publicación de principios de la década de 1930, y las de Marcos Napolitano presentes en una obra publicada la primera vez a principios de los años 2000. La premisa orientadora de las discusiones presentadas en ese artículo es que el nuevo contexto marcado por el advenimiento tecnológico y por la emergencia de la Historia Pública Digital viabiliza la exhibición de películas en las escuelas, siendo que estos cumplen un papel relevante en la historia pública. PALABRAS CLAVE: Cine; Historia; Enseñanza de Historia; Historia Pública Digital.

Referência(s)