
O uso de laboratórios online no ensino de ciências: uma revisão sistemática da literatura
2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.35819/scientiatec.v4i1.2196
ISSN2318-9584
AutoresAline Coêlho dos Santos, Fabiana Santos Fernandes, Juarez Bento da Silva,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEsta pesquisa trata de uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicação de laboratórios virtuais e remotos (LVR) em processos didáticos no ensino de ciências, traçando paralelo entre esse tipo de aplicação na educação básica e no ensino superior. Para sua efetivação, foi realizada uma análise descritiva e bibliométrica em 43 artigos das bases SCOPUS, Web of Science e ProQuest, observando as disciplinas, áreas de conhecimento, níveis de ensino e os locais onde os laboratórios estão sendo explorados. Assim, evidenciou-se que as aplicações de LVR são muito mais presentes no ensino superior, principalmente nas áreas de Engenharia. No entanto, as aplicações realizadas na educação básica demonstraram que esse é um campo em potencial para ser mais explorado, por apresentar resultados positivos, capazes de suprir, mesmo que em parte, a carência de recursos, o desinteresse e a desmotivação apresentados pelos alunos, atualmente, no contexto escolar.
Referência(s)