
O caderno de campo como instrumento de reflexão para a formação inicial de professores de Química
2017; Associação Sergipana de Ciências; Volume: 13; Issue: 5 Linguagem: Português
10.14808/sci.plena.2017.059903
ISSN1808-2793
AutoresGiseli Letícia Santos Barbosa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoAtualmente, o tema educação tem sido muito discutido devido a sua importância para a formação cidadã. Desde outrora, pesquisas indicam a necessidade da formação de profissionais qualificados e valorizados, tanto de forma inicial quanto contínua. Neste trabalho, discute-se a proposta do diário de campo como meio de reflexão sobre a prática docente. Para a análise, utilizou-se as reflexões apresentadas nos diários de campo confeccionados por licenciandos de Química durante o desenvolvimento de uma sequência de aulas relacionada a conceitos de termoquímica em turmas de segundos anos do Ensino Médio de uma escola estadual de Minas Gerais, Brasil. Observou-se o quanto é promissor a utilização do diário de campo como ferramenta de reflexão na formação inicial, auxiliando os licenciandos a refletirem sobre seus dilemas e suas ações de forma a melhorar a sua prática docente.
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