GERENCIANDO A EDUCAÇÃO: A APLICAÇÃO DO MODELO DE ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

2008; Volume: 3; Issue: 5 Linguagem: Português

10.17648/educare.v3i5.2621

ISSN

1981-4712

Autores

Miriam de Oliveira Santos, Ricardo Linden,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as transformacoes da administracaoda educacao no Brasil, enfocando especialmente as inovacoes gerenciais na area daeducacao. Observamos que tais transformacoes estao ligadas as diferentes teorias daadministracao, mas principalmente aos diferentes projetos de pais elaborados pelosgovernos brasileiros, que na ultima decada foram fortemente influenciados pelo Consensode Washington. O artigo apresenta uma sucinta explanacao sobre a aplicacao daadministracao gerencial a educacao e sobre como a implantacao de sistemas de avaliacaoinstitucional contribuiram para isto, gerando ao mesmo tempo uma polemica sobre a“mercantilizacao da educacao” e o questionamento dos instrumentos de avaliacao.Acreditamos, no entanto que aplicar politicas gerenciais na educacao e uma forma deaperfeicoar o seu resultado e melhorar o processo de aprendizado, ao garantir umautilizacao otima de recursos para o processo docente.

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