
Contribuições da tecnologia na construção de uma educação inclusiva: o trabalho com um aluno deficiente visual nas aulas de Matemática
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.24116/emd25266136v1n22017a02
ISSN2526-6136
AutoresFlávio Antonio Mäes dos Santos, Janivaldo Pacheco Cordeiro, Nogueira -Ipleiria -Portugal Gonçalves, Edmar Reis Thiengo,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNo presente artigo discute-se a realidade de um aluno com baixa visão em uma escola estadual do Espírito Santo durante as aulas de Matemática, trabalhando o conteúdo de matrizes por meio da tecnologia como recurso pedagógico, articulando embasamentos de Vygotsky, Leontiev, Galperin e Papert. Os relatos e depoimentos descritos apontam a realidade de uma sala de aula inclusiva, tendo em vista o aluno e o modelo didático da disciplina. Os resultados apontam para limitações relacionadas aos recursos e tecnologias disponíveis em pontos essenciais para a relevância do processo ensino-aprendizagem e sugestão para a utilização do serviço Google Drive como recurso didático, almejando contribuir para a melhoria das ações e condições diante das necessidades específicas do aluno e dos apontamentos. Palavras-chave: Baixa visão. Inclusão. Tecnologias aplicadas a Educação. Educação Matemática.
Referência(s)