Entrevista À Professora Maria Cláudia Roenick Guimarães

2012; Volume: 1; Issue: 5 Linguagem: Português

ISSN

0718-669X

Autores

Revista IST-Rio,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

Maria Claudia Roenick Guimaraes Graduacao em Engenharia de Telecomunicacoes na UERJ Mestrado em Informatica na PUC-Rio - enfase em Redes de Computadores Professora Adjunta , Coordenadora do GESETI do IST RIO Entrevista Maria Claudia Identificacao Nome: Maria Claudia Roenick Guimaraes Setor: Coordenacao de Gestao de Servicos de Tecnologia da Informacao (GESETI) Objetivo : Esse setor e responsavel pela gestao de todos os servicos informatizados e pela manutencao e adequacao da infraestrutura de redes de computadores do IST-Rio. Quais os servicos que sao gerenciados pelo setor? Sao muitos. Desde a manutencao do computador para que os funcionarios, alunos e professores possam utiliza-lo sempre que desejarem ate propor saidas / projetos que permitam um aumento da capacidade de Internet e melhorias dos servicos de armazenamento de dados e compartilhamento de uinformacoes. Outro aspecto que considero importante e o atendimento ao usuario: melhorar a postura de atendimento de forma a compreender o que de fato e de interesse do usuario e qual solucao adotar para chegar ao objetivo esperado. Qual o perfil necessario para gerenciar este servico? Sao muitas as areas cobertas por esse setor. Dificilmente encontramos alguem que possua experiencia em todos os assuntos, mas e preciso ter nocoes de gerencia de projetos, redes de computadores e de sistemas computacionais para avaliar as necessidades, os impactos e propor acoes que melhorem a percepcao do usuario sobre o servico que esta sendo prestado. Como voce encontrou no setor ? Comecei a atuar nesse setor ha 1 ano e seis meses aproximadamente. O ambiente estava funcional mas nao havia muita documentacao sobre o mesmo e o atendimento ao usuario era solicitado diretamente ao tecnico que se encontrava no horario e variava de acordo com as caracterisiticas do mesmo. O diretor, Prof. Horacio, me solicitou algumas acoes para tratar de assuntos que eram importantes e me permitiu agir com liberdade para apresentar ideias que melhorassem a percepcao do setor pela comunidade do IST-Rio de maneira geral. A GESETI esta subordinada a Coordenacao de Infraestrutura, que atualmente e gerenciada pela Profa. Themis Aline. Ainda nao conseguimos implementar tudo que eu gostaria, mas estamos evoluindo. Nesse periodo conseguimos a contratacao de um 2o tecnico para proporcionar apoio aos professores tanto no turno da manha quanto da noite. Isso tambem permitiu que usassemos o periodo da tarde para realizar tarefas em conjunto, oportunidades onde ocorrem as trocas de ideias e experiencias. Quais as dificuldades encontradas? Posso citar algumas como capacidade pequena de acesso Internet, falta de confianca nos servicos prestados internamente devido a grande frequencia na ocorrencia de problemas e a ausencia de um procedimento interno. Considero como a maior dificuldade era a postura tanto da comunidade do IST-Rio quanto do proprio setor a respeito de seu papel. Foi preciso primeiro mudar como nos mesmos procediamos para corrigir algumas posturas e acoes, implementar um procedimento padrao e interagir melhor com os usuarios no tratamento de suas demandas. Como poderiamos solucionar os obstaculos? E quais sao as propostas futuras? Quanto a confianca no setor, acredito que os pequenos passos tomados ate aqui ja permitiram uma mudanca nesse aspecto. Temos conseguido responder as solicitacoes feitas sem grandes problemas. Uma importante ajuda no processo de mudancas desse setor foi a disponibilizacao da Central de Atendimento Online, que permitiu uma organizacao e a correta priorizacao dos chamados que sao de responsabilidade da GESETI. Ainda nao temos uma solucao definitiva para o acesso Internet, mas estamos conversando com a mantendedora do IST-Rio, FAETEC, de forma a obter os recursos tecnicos e financeiros necessarios para que possamos ofertar mais recursos a todos no IST-Rio. As propostas para o futuro sao: - Melhoria no atendimento de rede sem fio no espaco do Instituto, situacao essa que ja melhorou mas que ainda nao esta com alto desempenho; - Organizacao e documentacao da sala da GESETI - dispositivos, cabeamento e servicos; - Melhorias nos sistemas de seguranca, tanto no quesito de monitoramento com câmeras, quanto nas regras de acesso e registro de acoes. Ouvir versao em audio.

Referência(s)