Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sarah Kane e o mito de si: sob o guarda-chuva, com um projeto em punho à sombra do golem

2017; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 1; Issue: 28 Linguagem: Português

10.5965/1414573101282017035

ISSN

2358-6958

Autores

Rummenigge Medeiros Araújo,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

Este artigo aborda a dramaturgia na contemporaneidade a partir da noção de escritura como sendo uma multiplicidade de espaços preenchidos por meio da performance da escrita, do projeto existencial e da presença do autor que articula e tenciona linhas de fuga para suas ideias e sentimentos. Nessa perspectiva da escrita de si, a dramaturga inglesa Sarah Kane constrói uma estrutura de sentimento orientada por três pilares; texto-corpo-mundo, imbricando vida e obra. Dessa maneira, Kane instaura uma dramaturgia cujo projeto estético é a finitude com suas diferentes noções e entendimentos de morte: diálogo com os mortos da tradição teatral e literária, morte da personagem e seu próprio suicídio.

Referência(s)