A MATEMÁTICA E O MUNDO AUTÍSTICO DE SOFIA: UMA DISCUSSÃO DE NUMERALIZAÇÃO A PARTIR DA TEORIA DAS AÇÕES MENTAIS POR ETAPAS
2017; Volume: 6; Issue: 10 Linguagem: Português
10.3387/rpem.v6i10.1127
ISSN2238-5800
AutoresJanivaldo Pacheco Cordeiro, Allana Cristini Borges de Resende, Edmar Reis Thiengo,
Tópico(s)International Relations and Autism
ResumoEsse estudo teve como proposta intervir no processo de aprendizagem de uma aluna autista para o conceito de numero a partir da Teoria das Acoes Mentais por Etapas, propostas por Gal’perin. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e caracterizado por um conjunto de sintomas que afeta as areas da socializacao, comunicacao e do comportamento, e, dentre elas, a mais comprometida e a interacao social. Em razao disso, buscamos em Gal’perin o aporte teorico-metodologico para analisar e discutir os resultados advindos do processo de aprendizagem, uma vez que o teorico comunga das ideias da psicologia historico-cultural. A pesquisa foi realizada em uma escola publica da cidade de Vila Velha – ES, e teve como sujeito participante Sofia, aluna atendida na sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados apontam nao so a necessidade do docente em conhecer as caracteristicas da sindrome, como tambem as peculiaridades do aluno em questao. Nao podemos afirmar que Sofia dominou o conceito do numero um, todavia o uso da Teoria das Acoes Mentais por Etapas possibilita a materializacao da acao a ser internalizada, haja vista que faz parte de uma das etapas da teoria em questao. De mais a mais aprendemos com Sofia que sua aprendizagem pode ser expressa em momentos diferentes daqueles em que esta sendo ensinada; suas respostas nem sempre correspondem as perguntas feitas no momento.
Referência(s)