Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A produção científica da Odontologia e a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde

2017; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30979/rev.abeno.v17i2.378

ISSN

2595-0274

Autores

Dóris Gomes, Igor Greik Agnoletto, Marina Leite de Souza, Vinícius Spiger, João Rodolfo Gomes Jakymiu, Elisa Da Cunha Fugii, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Mello,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

O estudo analisou a produção atual do conhecimento científico em saúde bucal nos cursos de pós-graduação em Odontologia (stricto-sensu) sul-brasileiros, relacionando-a às diretrizes traçadas pela Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde (ANPPS). Trata-se de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, de natureza exploratório-descritiva a partir de análise documental. Os dados, coletados de sítios eletrônicos oficiais no primeiro semestre de 2015, consistem em teses e dissertações produzidas entre 2011 e 2015, pelos programas de pós-graduação stricto-sensu em “Odontologia” ou “Ciências Odontológicas”, de Universidades Federais do Sul do país. Após leitura dos títulos e resumos, procedeu-se a classificação quanto à aderência das produções aos eixos da ANPPS, com posterior organização, tabulação, análise quantitativo-descritiva e análise qualitativa, discutindo-se possíveis lapsos entre políticas públicas e práticas, na implementação da ANPPS. A maior parte da produção de teses e dissertações analisadas não apresentou aderência aos tópicos da ANPPS (56,13%) relacionados à saúde bucal, sendo que as áreas de Odontopediatria e Saúde Coletiva detiveram as maiores médias de produção vinculadas (40,8%). Embora existam movimentos de assimilação e incorporação à ANPPS na pesquisa em saúde bucal, disciplinas clínicas tradicionais ainda não referenciam à Agenda e sua prioridade em estudos voltados às necessidades populacionais e interesses do Sistema de Saúde. A incorporação da ANPPS à pesquisa odontológica pode transformar a Odontologia brasileira em nova referência de construção de conhecimento para além do contexto nacional.

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