
A fama da máquina televisiva: análise estilística do programa do SBT
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 36; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22409/contracampo.v36i2.987
ISSN2238-2577
AutoresJoão Paulo Hergesel, Rogério Ferraraz,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO Máquina da Fama é um programa de auditório que consiste na competição entre covers e na transformação de artistas convidados em fenômenos do cenário musical. Fechando o ano de 2015 na vice-liderança em audiência e iniciando 2016 com constantes vitórias sobre Xuxa, o formato é responsável por momentos marcantes na história contemporânea do SBT. Levando isso em consideração, questionou-se como os recursos expressivos utilizados por essa narrativa sugerem atingir a sensibilidade do telespectador. Para tentar responder a essa indagação, analisou-se um trecho do programa em que a apresentadora Patrícia Abravanel estabelece diálogo com ela própria, como se fossem personalidades distintas, antes de executar a tarefa de imitar a cantora Beyoncé.
Referência(s)