A EXPERIÊNCIA DO CURSO PROEJA-CERTIFIC TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO DO IFSC
2017; Volume: 6; Issue: 9 Linguagem: Português
ISSN
2317-1839
AutoresIvanir Ribeiro, Josiane Augusti, Letícia Aparecida Martins,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoEste artigo tem como objetivo relatar a experiencia de acompanhamento, pela equipe pedagogica, do curso “PROEJA-CERTIFIC Tecnico em Guia de Turismo” que vem sendo desenvolvido no campus Florianopolis-Continente, do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Trata-se de um projeto piloto, iniciado em 2013, que congrega dois programas distintos, mas complementares: o Programa Nacional de Integracao da Educacao Profissional com a Educacao Basica na Modalidade de Educacao de Jovens e Adultos – PROEJA – e a Rede Nacional de Certificacao Profissional e Formacao Inicial e Continuada – CERTIFIC. Esse projeto visa contribuir com a Meta 10 do Plano Nacional de Educacao – PNE, que preve a oferta de, no minimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matriculas de educacao de jovens e adultos, nos ensinos Fundamental e Medio, na forma integrada a educacao profissional, ate 2024. O curso foi elaborado a partir do dialogo com os trabalhadores da area de guiamento da regiao de Florianopolis e potenciais estudantes do curso. Considerando que o fator “tempo” e um dos maiores empecilhos a permanencia dos estudantes da Educacao de Jovens e Adultos – EJA – na escola, o Projeto Pedagogico do Curso – PPC – foi organizado com 50% de carga horaria computada como “tempo-escola” e 50% como “tempo-social”. O “tempo-social” caracteriza-se por horas complementares realizadas no espaco extra-escolar. Por se tratar de uma proposta especifica para o estudante-trabalhador, atribui-se grande importância a flexibilidade curricular, ao prever a estreita articulacao entre o processo educativo que acontece no tempo-escola e no tempo-social.
Referência(s)