O USO DE MAPEAMENTO NA MEMORIZAÇÃO DO ALLEGRO MODERATO DA SONATINA No. 3 DE JUAN CARLOS PAZ: UMA ABORDAGEM PRÁTICA
2007; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33871/19805071.2007.2.1.1720
ISSN1980-5071
AutoresFrancisco Koetz Wildt, Any Raquel Carvalho, Cristina Capparelli Gerling,
Tópico(s)Diverse Musicological Studies
ResumoO presente artigo é uma versão abreviada da dissertação de Mestrado em Música –Práticas Interpretativas, de Francisco K. Wildt, defendida em maio, 2004. O trabalho apresenta umaaplicação prática do princípio de mapeamento musical segundo Rebecca Payne Shockley (MappingMusic: for Faster Learning and Secure Memory, 1997), procurando demonstrar a aplicabilidade doprincípio na memorização de uma obra não tonal. O trabalho discute a importância da memorização naexecução pianística, bem como no processo de aprendizado deste instrumento para então oferecer umademonstração da aplicação do princípio através de exemplos. Através de uma abordagem prática, opropósito é contribuir no que diz respeito ao desenvolvimento de processos sistemáticos dememorização na prática pianística. A peça escolhida para a aplicação é a Sonatina No. 3 de JuanCarlos Paz, composta em 1933.PALAVRAS-CHAVE: memorização; mapeamento; execução pianística.
Referência(s)