Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Geometrias Não-Euclidianas: uma investigação na Escola Básica no Brasil com Geogebra

2017; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

10.15536/thema.14.2017.210-221.460

ISSN

2177-2894

Autores

José Carlos Pinto Leivas, Helenara Souza, Hiago Portella de Portella,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa orientada pelo primeiro autor, envolvendo dois professores da rede pública de ensino no Brasil, sendo que o segundo autor trabalhou com três estudantes do Ensino Fundamental na aquisição de conhecimentos básicos sobre Geometria Hiperbólica, especificamente utilizando o GeoGebra na construção do modelo de Poincaré. A terceira autora investigou, juntamente com três estudantes do Ensino Médio, conhecimentos sobre Geometria Elíptica, mais designadamente aqui relatando a investigação na relação entre ângulo central e ângulo inscrito na circunferência. O objetivo do projeto foi investigar possibilidades didáticas de introduzir conteúdos dessas geometrias, com o uso de software, na escola básica brasileira. Os resultados da pesquisa mostraram ser possível desenvolver com os dois grupos de estudantes conteúdos que, na maioria das vezes, nem chegam a ser de conhecimento do professor de Matemática em formação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX