
Geometrias Não-Euclidianas: uma investigação na Escola Básica no Brasil com Geogebra
2017; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15536/thema.14.2017.210-221.460
ISSN2177-2894
AutoresJosé Carlos Pinto Leivas, Helenara Souza, Hiago Portella de Portella,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoO artigo apresenta um recorte de uma pesquisa orientada pelo primeiro autor, envolvendo dois professores da rede pública de ensino no Brasil, sendo que o segundo autor trabalhou com três estudantes do Ensino Fundamental na aquisição de conhecimentos básicos sobre Geometria Hiperbólica, especificamente utilizando o GeoGebra na construção do modelo de Poincaré. A terceira autora investigou, juntamente com três estudantes do Ensino Médio, conhecimentos sobre Geometria Elíptica, mais designadamente aqui relatando a investigação na relação entre ângulo central e ângulo inscrito na circunferência. O objetivo do projeto foi investigar possibilidades didáticas de introduzir conteúdos dessas geometrias, com o uso de software, na escola básica brasileira. Os resultados da pesquisa mostraram ser possível desenvolver com os dois grupos de estudantes conteúdos que, na maioria das vezes, nem chegam a ser de conhecimento do professor de Matemática em formação.
Referência(s)