
SENSIBILIDADE AMBIENTAL AO ÓLEO EM AMBIENTES TERRESTRES: ÁREAS ADJACENTES A RODOVIAS
2016; Linguagem: Português
ISSN
1519-8634
AutoresAlexandre Magnum Leme, Paulina Setti Riedel,
Tópico(s)Municipal Solid Waste Management
ResumoA humanidade buscou atraves do tempo diversas fontes de energia necessarias a sua sobrevivencia, dentre elas destaca-se o Petroleo, que e utilizado em larga escala, em diversos usos, se destacando a geracao de energia eletrica, como combustivel por automoveis e como materia prima para diversos produtos (remedios, plasticos, asfaltos, dentre outros). E de conhecimento geral que o Petroleo acarreta diversos riscos ao meio ambiente, a poluicao por oleo atinge diferentes escalas e pode trazer graves impactos aos meios fisico, biotico e socioeconomico. Grande parte dos acidentes envolvendo contaminacao por Petroleo esta diretamente ligada ao transporte desse produto, que se da por meio terrestre (dutos, ferrovias, rodovias) e aquaviarios (balsas, navios transportadores, plataformas, etc.) e podem ocorrer por diversos motivos, como por exemplo: colisao entre navios transportadores, rompimento de dutos, explosoes nas plataformas e acidentes envolvendo os veiculos transportadores. A preocupacao com os impactos do oleo no meio ambiente tomou forma a partir da decada de 1970 onde surgiram os primeiros mapeamentos de sensibilidade ambiental, as Cartas SAO - Cartas de Sensibilidade Ambiental para derrame de Oleo representam uma importante ferramenta tecnico-gerencial para o planejamento e gerenciamento de areas mais sensiveis ou de concentracao de esforcos e medidas a serem aplicadas nestas areas. O mapeamento da sensibilidade ambiental possibilita tanto um planejamento previo de medidas necessarias a preservacao das areas como a execucao de medidas mitigadoras e emergenciais em casos de acidentes envolvendo o derrame de oleo. As cartas SAO se mostraram bastante eficazes e sua utilizacao se intensificou a partir da decada de 1990, apos um grande acidente com o navio petroleiro Exxon Valdez. Os criterios basicos utilizados para a elaboracao das cartas SAO sao referentes a uma metodologia criada pela NOAA - National Oceanic and Atmospheric Administration que criou um guia basico para a producao destas cartas nos EUA e que se manteve como padrao para os mapeamentos ao redor do mundo. No Brasil esse mapeamento se deu inicialmente pelas areas litorâneas, e em menor numero em ambientes fluviais. Os mapeamentos terrestres ainda sao bastante incipientes, necessitando de pesquisas e de elaboracao/adaptacao de metodologias, uma vez que o transporte rodoviario tambem apresenta grandes acidentes no transporte de hidrocarbonetos e essas areas apresentam caracteristicas fisicas, biologicas e socioeconomicas que serao impactadas. Considerando o aumento do numero de acidentes envolvendo o transporte de derivados do petroleo e seu impacto no meio ambiente, bem como a insuficiencia de estudos atuais nessa tematica, a presente pesquisa busca criar uma carta de sensibilidade ambiental terrestre, tomando como base uma area de 2.5km adjacentes a rodovia que sera escolhida como area de estudo. A rodovia sera somente a area de aplicacao da metodologia, o grande enfoque da pesquisa e a metodologia em si. Este trabalhou preocupou-se em avaliar e adaptar as metodologias ja existentes para os ambientes terrestres, utilizando-se de geotecnologias, para mapear os parâmetros necessarios de forma a demonstrar a aplicabilidade destas ferramentas e da metodologia em si, para que seja possivel colaborar com futuros mapeamentos destas areas.
Referência(s)