USO DE TEXTOS HISTÓRICOS PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA
2017; Issue: 23 Linguagem: Português
10.37156/relea/2017.23.007
ISSN1806-7573
AutoresHermano Ribeiro de Carvalho, Lucas Albuquerque do Nascimento, Boniek Venceslau da Cruz Silva,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste trabalho apresenta uma experiência de elaboração, aplicação e análise de Textos Históricos de Natureza Pedagógica envolvendo a recepção, aceitação e disseminação da obra de Nicolau Copérnico. Os textos históricos de natureza pedagógica foram utilizados em um curso de extensão que ocorreu na Universidade Federal do Piauí (UFPI) que contou com a participação de futuros professores de ciências no ensino fundamental, graduandos em Química, Biologia e Ciências da Natureza. Os professores em formação leram os textos e responderam questões referentes aos mesmos, as quais relacionavam aspectos da Natureza da Ciência e da História da Astronomia. Essa ferramenta didática foi utilizada de maneira explícita e reflexiva, com o objetivo de contextualizar os fatos, e subsidiar discussões acerca de aspectos relacionados à Natureza da Ciência. Dessa forma, este trabalho buscou avaliar a legitimidade do uso de textos históricos com finalidade pedagógica para uma melhor inserção da Natureza da Ciência.
Referência(s)