Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aspectos metodológicos e de gamificação em um MOOC sobre tecnologias digitais para o ensino de Matemática

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.24116/emd25266136v1n22017a04

ISSN

2526-6136

Autores

Eduardo Barreré, Janaina Coelho, Liliane Guedes Baio Camponez,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Um dos desafios atuais em educação é a garantia de um ensino de qualidade, para tal, a formação docente se torna ação primordial. Dessa forma, são necessários estudos sobre a formação continuada de professores, buscando estratégias que auxiliem a prática docente. Como a inclusão de tecnologias digitais nas práticas de ensino ainda é um desafio para muitos professores, emergiu a motivação em oferecermos um curso de formação continuada, em um ambiente virtual de aprendizagem, com o intuito de entender como os professores de Matemática fazem uso das tecnologias na educação, bem como investigar e compreender os elementos da gamificação capazes de potencializar a interação e o engajamento dos professores nesse processo de formação, criando um ambiente propício à leitura e trocas de experiências. Neste cenário, o presente trabalho tem por objetivo apresentar as etapas percorridas na elaboração do MOOC Tecnologias Digitais para o Ensino de Matemática. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores. Gamificação. MOOC.

Referência(s)