
Educação escolar indígena e inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escuta
2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 93; Issue: 233 Linguagem: Português
10.24109/2176-6681.rbep.93i233.458
ISSN2176-6681
AutoresValdo Barcelos, Sandra Maders,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoUma maneira de começarmos um texto sobre a educação escolar indígena no Brasil é lembrando que, quando aqui chegaram os navegadores portugueses, nos idos de 1500, esse território era habitado por cerca de mil povos diferentes – transcorridos cerca de 500 anos, restam não mais de 200. Mesmo assim, a grande maioria dos brasileiros não sabe que são faladas cerca de 180 línguas diferentes. Este texto resulta de um conjunto de pesquisas sobre a situação da educação escolar indígena e tem como um de seus objetivos explicitar as contribuições de algumas proposições epistemológicas de Humberto Maturana para a edificação de uma educação junto às comunidades indígenas que promova a inclusão social e cultural. Nossas pesquisas têm demonstrado que, para que essa educação escolar indígena aconteça de forma inclusiva, há que se atentar para emoções como o cuidado, a escuta e o acolhimento das diferenças no espaço escolar numa perspectiva de diálogo intercultural.
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