Artigo Produção Nacional

O Lazer no Programa Escola da Família: Análise do Currículo e da Ação dos Educadores Universitários

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1981-3171

Autores

Cáthia Alves,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

O Programa Escola da Familia (PEF) e uma acao de politicas publicas educacionais da Secretaria da Educacao do Governo Estadual de Sao Paulo e tem como objetivo ocupar as escolas aos fins de semana com atividades e oficinas de esporte, cultura, saude e formacao para o trabalho, com a mediacao de bolsistas universitarios e voluntarios. As acoes do Programa se desenvolvem em escolas localizadas em regioes de alta vulnerabilidade social, procurando difundir uma cultura de paz, incentivar o protagonismo juvenil e fortalecer praticas de convivencia e cidadania entre as comunidades intra e extraescolar. Essa pesquisa teve como objetivo investigar as implicacoes pedagogicas e politicas que envolvem o curriculo do Programa Escola da Familia, bem como compreender os conhecimentos e discursos disseminados sobre lazer por meio da acao dos educadores universitarios e descrever os modos de ser desses sujeitos. Como estrategia de investigacao, foram utilizadas a revisao bibliografica, a analise documental e a imersao no campo, que teve como instrumento para coleta de dados a observacao e entrevistas com doze educadores universitarios (bolsistas do Programa). Para tratamento dos dados, recorri a analise de discurso foucaultiana. Os resultados do estudo apontaram que o Programa Escola da Familia e fruto de parcerias com entidades internacionais e tem como meta ensinar modos de ser a partir do dispositivo da cultura de paz, buscando controlar as pessoas, por meio da ocupacao do tempo com atividades de cunho recreativo, social, esportivo, cultural e de formacao profissional e para a saude. Ao compreender o curriculo como um texto cultural, identifiquei que o Programa tem dois curriculos: um formal, que segue as orientacoes e diretrizes da Secretaria da Educacao e fundamenta sua organizacao nos eixos de saude, trabalho, esporte e cultura; e um curriculo de resistencia, que e espontâneo e descompromissado, pois a comunidade escolhe as praticas e participa das acoes que tem desejo e vontade, as pessoas ocupam as escolas para jogar futebol de salao, tenis de mesa, ouvir musicas, fazer as unhas, se encontrar, conversar e passar o tempo. Quanto aos educadores universitarios, os discursos demonstram preocupacao em manter a bolsa de estudos e oferecer seguranca as criancas e adolescentes que frequentam o espaco da escola. Ao atuar no PEF, os educadores aprendem aspectos pessoais, relacionados a autonomia, empatia e respeito as diferencas; e aspectos profissionais, referentes a regras, gestao de tempo, pessoas e recursos. Os tipos de formacoes e capacitacoes ofertados para os educadores universitarios sao escassos e focados na producao de comportamentos em torno das questoes do corpo e da saude. Portanto, o Programa Escola da Familia e um dispositivo pedagogico que fabrica modos de ser ao ofertar acesso a cultura, esportes, lazer, cursos profissionalizantes e formacoes sobre saude, no sentido de controlar e organizar as comunidades, ocupando seu tempo com acoes nao violentas, de convivio e praticas de cidadania, mascarando o direito ao lazer. Assim, o PEF e uma politica publica disciplinadora de condutas, que opera com micropoderes que se movimentam e, por meio do lazer, produz praticas educativas, atribuindo modos de ser aos educadores universitarios (disciplina, seriedade, papel educativo), que sao os mediadores das acoes, e as comunidades que participam do Programa.

Referência(s)