Artigo Revisado por pares

O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DISCURSIVA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO

2016; Costa Rica Institute of Technology; Volume: 12; Issue: 27 Linguagem: Português

10.48075/rt.v12i27.14488

ISSN

1659-343X

Autores

Ariana de Carvalho, Gilmara dos Reis Ribeiro,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Este trabalho tem por objetivo geral defender uma proposta subsidiada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998; 2000) e pela Analise Critica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1992; 1995; FAIRCLOUGH; WODAK, 1997; PEDRO, 1997) da aplicacao da analise do discurso no contexto escolar. Como objetivo especifico, o presente trabalho propoe a abordagem discursiva na sala de aula de lingua materna como um processo social critico-emancipatorio do alunado. Para isso, propoe-se uma possivel analise do discurso de uma letra de musica, a fim de contribuir com o esclarecimento do trabalho defendida e dar suporte ao professor.

Referência(s)