O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DISCURSIVA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO
2016; Costa Rica Institute of Technology; Volume: 12; Issue: 27 Linguagem: Português
10.48075/rt.v12i27.14488
ISSN1659-343X
AutoresAriana de Carvalho, Gilmara dos Reis Ribeiro,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoEste trabalho tem por objetivo geral defender uma proposta subsidiada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998; 2000) e pela Analise Critica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1992; 1995; FAIRCLOUGH; WODAK, 1997; PEDRO, 1997) da aplicacao da analise do discurso no contexto escolar. Como objetivo especifico, o presente trabalho propoe a abordagem discursiva na sala de aula de lingua materna como um processo social critico-emancipatorio do alunado. Para isso, propoe-se uma possivel analise do discurso de uma letra de musica, a fim de contribuir com o esclarecimento do trabalho defendida e dar suporte ao professor.
Referência(s)