
A Estética da Existência e a Diferença no Encontro da Arte com a Educação
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 42; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/2175-623662543
ISSN2175-6236
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoResumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa que problematiza o encontro da arte com a educação, no Brasil, nas últimas duas décadas. Buscou-se apreender como as noções de estética da existência e diferença, oriundas respectivamente das teorizações de Michel Foucault e Gilles Deleuze, passaram a fazer parte da pedagogia da arte, no referido período. Trabalhou-se com artigos de revistas acadêmicas, que pautam de modo prático ou teórico as noções de estética da existência e de diferença. Notou-se tanto uma recomendação desses conceitos, como ferramentas de superação das crises educativas, como também uma patente impossibilidade de os estabelecer como lastro teórico de um projeto de mudança social.
Referência(s)