
A EMERGÊNCIA DE MICROCERVEJARIAS EM MEIO A OLIGOPOLIZAÇÃO DO SETOR CERVEJEIRO NO BRASIL E NA ESPANHA
2017; University of Naples Federico II; Volume: 52; Issue: 105 Linguagem: Português
10.18055/finis10404
ISSN2281-4574
Autores Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoA saturação do mercado de cervejas tradicionais nos países desenvolvidos a partir da década de 1970 trouxe novos elementos para a análise do setor. As grandes empresas passaram a estender seus mercados para países onde o consumo tornava-se crescente, assim como cresceram os investimentos na diversificação da produção. No Brasil e na Espanha, as empresas multinacionais chegaram nos anos 90 e os esforços para produzir novas cervejas concretizaram-se nos anos 2000, a partir da iniciativa de produtores caseiros e da criação de microcervejarias. Entretanto, a produção de cervejas especiais de alto valor agregado, também passou a ser estratégia das grandes empresas como forma de diversificação de seu portfólio de produtos. É importante mencionar que Brasil e Espanha apresentam formações sócio-espaciais distintas, e que, portanto não é tão simples realizar um estudo comparativo. Este estudo visa, sobretudo, demonstrar que a concentração de capital e a formação de economias de oligopólio são processos intrínsecos ao modo de produção capitalista e se difundem em qualquer sistema onde este predomine, do mesmo modo, que se intensificam os processos de criação de microcervejarias e de diversificação da produção.
Referência(s)