RELEITURAS DA PICARESCA CLÁSSICA PELO NOVO ROMANCE HISTÓRICO: CONFLUÊNCIAS EM O CHALAÇA (1994), DE JOSÉ ROBERTO TORERO
2009; Volume: 10; Issue: 19 Linguagem: Português
ISSN
1981-4755
AutoresGilmei Francisco Fleck, Stanis David Lacowicz,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoPor meio da composicao do novo romance Galantes memorias e admiraveis aventuras do virtuoso conselheiro Gomes, o Chalaca (1994), de Jose Roberto Torero, apresenta-se a vida de Francisco Gomes da Silva que, enquanto narrador de sua propria historia, expoe sua participacao em grandes momentos da historia do Brasil. Esta retomada do passado da-se sob a visao de quem exercia o posto de secretario pessoal de D. Pedro I. Subordinado a este ponto de vista interno aos eventos historicos, a imagem deste que se tornaria Imperador do Brasil e configurada por meio da utilizacao dos recursos bakhtinianos da parodia e da carnavalizacao. A visao intradiegetica e possivel devido a proximidade entre Francisco Gomes e o principe. Tal empresa e romanescamente motivada pelo anseio de desconstruir as imagens cristalizadas e tradicionalmente conhecidas da realeza e de eventos como, por exemplo, a proclamacao da independencia (1822); e a releitura critica da historia que o novo romance historico propoe, e que no romance de Torero se mescla as premissas da picaresca espanhola, sendo Francisco Gomes da Silva o exemplo de picaro que anseia pela ascensao social e cuja vida e historia sempre ficam a margem. O Chalaca e uma personagem que realmente existiu, mas que a historia oficial nao fez questao de lembrar, ja que ele nao conduzia o imperador as ditas acoes edificantes, mas sim, a picardias e aventuras extra-conjugais. Assim, objetivamos analisar a construcao discursiva de D. Pedro I sob um novo foco, que aponta para a Literatura como leitora privilegiada dos signos da historia.
Referência(s)