Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Práticas pedagógicas bem sucedidas: um diálogo com discursos de professoras

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Inglês

10.14244/198271991730

ISSN

1982-7199

Autores

Heloísa Chalmers Sisla, Ana Paula Gestoso de Souza,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

We searched to identify and understand the presence and absence of elements related to good teachers and well succeeded practices through the perspectives of five Brazilian teachers. For such were conducted semi-structured interviews. Data analysis was oriented by the following axes: teaching knowledge basis, reflection about own schooling, reflection on the influence of family in the profession, analysis about pedagogical practice and educational situations, connection between personal and institutional projects, political participation, and articulation between theory and practice. The results indicate an emphasis in teachers´ speeches to aspects of well succeeded practices related to the classroom, particularly directed to the types of knowledge that compound teaching basis and the belief and interactions directed to students´ learning. The five teachers interviewed recognized the need to master solid contents knowledge to teach, as well as general pedagogic and pedagogical content knowledge. The relationship between teacher and students was pointed out by four teachers and one of them related a good relationship with students with the lack of indiscipline in her classes. The belief on the capacity of students was mentioned by three teachers. Political and pedagogical participation emerged in the discourse of three teachers. We noticed the absence of elements that educational literature has been pointing out as belonging to the concept of good teacher or well succeeded practices focusing on collective work and to reflection and writing regarding teachers´ trajectory and the analysis of educational situations. Keywords : Well-succeeded pedagogical practices, Teacher education, Teachers´ perspectives. Resumo Buscou-se identificar e compreender elementos presentes e ausentes sobre praticas bem sucedidas e sobre o conceito de boas/bons professoras/es a partir das perspectivas de cinco professoras atuantes numa escola de Educacao Basica. Para tanto realizamos entrevistas semiestruturadas. A analise dos dados foi guiada pelos seguintes eixos: base de conhecimento docente, sobre a propria escolarizacao, sobre a influencia da familia na profissao, analise sobre a pratica pedagogica e situacoes educativas, conexao entre projeto pessoal e institucional, participacao politico-pedagogica, coerencia/articulacao entre teoria e pratica. Os resultados indicaram uma enfase nos discursos das professoras relativos a sala de aula para aspectos de praticas bem sucedidas, particularmente nos tipos de conhecimentos que compoem a base de ensino e a crenca e aposta na aprendizagem de todas/os estudantes. As cinco entrevistadas reconheceram a necessidade de dominar conhecimentos solidos especificos para concretizar a docencia, assim como do conhecimento pedagogico geral e pedagogico do conteudo. A relacao entre professora e estudantes foi indicada por quatro das professoras e uma delas associou uma boa relacao com estudantes a ausencia de indisciplina em suas aulas. A crenca na capacidade dos/as estudantes foi indicada por tres professoras. A participacao politica e pedagogica manifestou-se no discurso de tres das professoras. Estiveram ausentes elementos que a literatura vem apontando como pertencentes ao conceito de bom professor ou praticas bem sucedidas, voltados para o trabalho coletivo e para a e registro da trajetoria docente e analise das situacoes educativas. Palavras-chave : Praticas pedagogicas bem sucedidas, Formacao de professores/as, Perspectivas de professoras. References : AQUINO, J G. A indisciplina e a escola atual. Revista da Faculdade de Educacao , Sao Paulo, v. 24, n.2, sem numeracao, 1998. Disponivel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextp ELLIOT, L. G. Avaliacao por diferentes olhares: fatores que explicam o sucesso de escola carioca em area de risco. Ensaio: Aval. Pol. Publ. Educ. , Rio de Janeiro , v. 20, n. 77, p. 769-798, out./dez. 2012. Disponivel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextp GONTIJO, D. T.; MEDEIROS, M.; MONTEIRO, E. M. L. M. Enfrentamento da violencia no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores. Interface - Comunicacao, Saude, Educacao , Botucatu, v. 18, n. 51, p. 723 – 735, dez. 2014. MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docencia: algumas contribuicoes de L.S. Shulman. Revista do Centro de Educacao da UFSM , Santa Maria, v. 29, n. 2, sem numeracao, 2004. Disponivel em: www.ufsm.br/ce/revista/ . Acesso em: 5 jun. 2016. NACARATO, A. M.; VARANI, A.; CARVALHO, V. O cotidiano do trabalho docente: palco, bastidores e trabalho invisivel... abrindo as cortinas. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente : professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associacao de Leitura do Brasil – ALB, 1998. NOVOA, A. Para uma analise das instituicoes escolares. In: NOVOA, A. (Org.). As organizacoes escolares em analise . Lisboa: Dom Quixote, p.13-42, 1999. OSTI, A.; BRENELLI, R. P. Sentimentos de quem fracassa na escola. Psico-USF , Braganca Paulista, v. 18, n. 3, p. 417-426, set/dez 2013. PAPI, S. O. G. Professoras iniciantes bem-sucedidas: elementos de seu desenvolvimento profissional. In: REUNIAO ANUAL DA ANPEd, 34, 2011, Natal. Anais ... Disponivel em: <http://34reuniao.anped.org.br/index.php?option=com_contentv KUDE, V. M. Pigmaliao na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor. Cadernos de Pesquisa . Sao Paulo, n. 57, p. 61-70, maio, 1986. SCHON, D. Educating the reflective practioner . San Francisco: Jossey-Bass Inc. Publishers, 1986. SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. In: WILSON, S. M. (Ed.). The wisdom of practice : Essays on teaching, learning and learning to teach. United States of America: Jossey-Bass, p.189-215, 2004. SOUZA, A. P. G.; MEDEIROS, L. M.; CARNEIRO, R. F.; TANCREDI, R. M. S. P. Saberes e fontes de aprendizagem de professoras consideradas bem-sucedidas. Cadernos de Educacao (UFPel) , v. 34, p. 221-235, 2009. TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magisterio. Educacao e Sociedade , Campinas, v. 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000. WARD, J. R.; MCCOTTER, S. S. Reflection as visible outcome for preservice teachers. Teaching and teacher education , Orlando, FL, v. 20, p. 243-257, 2004. YOST, D. S.; SENTNER, S. M.; FORLENZA-BAILEY, A. An examination of the construct of critical reflection: Implications for teacher education programming in the 21st Century. Journal of Teacher Education , East Lansing, v. 51, n.1, p. 39-49, 2000. ZEICHNER, K. M. A formacao reflexiva de professores : Ideias e praticas. Lisboa: EDUCA, 1993. ZEICHNER, K. M. Uma analise critica sobre a reflexao como conceito estruturante na formacao docente. Educacao e Sociedade , Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, mai./ago., 2008.

Referência(s)