Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Sobre o conceito de amorosidade em Paulo Freire

2017; Volume: V.22; Issue: N.1 Linguagem: Espanhol

10.18226/21784612.v22.n2.9

ISSN

2178-4612

Autores

Filipi Vieira Amorim, Humberto Calloni,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

espanolTrata de un contexto filosofico que trasciende las fronteras y los limites del pensamiento reduccionista: que fragmenta y excluye la subjetividad humana en nombre de la objetividad racionalista. Retorna a la suposicion de que tanto la subjetividad quanto la objetividad son fuentes legitimas del pensar y del actuar humanos y por esto son fuentes primarias de religacion etica entre el yo y el otro. Abordar el concepto de amorosidade en Paulo Freire (1921-1997), remite a la discusion sobre la etica como campo ontologico de las relaciones entre los seres humanos y entre seres humanos y no humanos. El estudio pretende comprender el concepto de amorosidade y su desarrollo dentro y fuera de la pedagogia freireana, especialmente incorporada al ethos y a la racionalidad practica en la contemporaneidad. Con este ensayo, se pretende ofrecer algunas reflexiones sobre el significado y el sentir de la amorosidade como modo de acoger el otro en el yo, una posibilidad de reconocimiento de un yo en el otro. EnglishThis work is a philosophical contextualization that permeates the limits and borders of the reductionist thinking: that subdivides and excludes the human subjectivity on behalf of the rationalist objectivity. We go back to the presupposition that both subjectivity and objectivity are legitimate sources of thought and human action and, in this sense, primary sources of moral reconnection between the self and the other. To look into the concept of amorosity in Paulo Freire (1921-1997) is to refer to the discussion about ethics as an ontological field for the relations between humans, and humans and between humans and non-humans. The proposal that tangency this study have as main goal the understanding of the amorosity concept and its developments inside and outside Freire’s pedagogy, especially on ethos and on the practical rationality, in this contemporaneity. It aims to offer a few reflections on the sense and feel of the amorosity as a way of reception of the other in the self, a possibility of recognizing one’s self in the other. portuguesTrata-se de uma contextualizacao filosofica que perpassa os limites e as fronteiras do pensamento reducionista: que fragmenta e exclui a subjetividade humana em nome da objetividade racionalista. Volta-se ao pressuposto de que tanto a subjetividade quanto a objetividade sao legitimas fontes do pensar e do agir humanos e, por isto mesmo, fontes primarias da religacao etica entre o eu e o outro. Debrucar-se sobre o conceito de amorosidade, em Paulo Freire (1921-1997), remete a discussao acerca da etica como campo ontologico das relacoes entre humanos e humanos, e entre humanos e nao humanos. A proposta que tangencia o estudo tem por objetivo principal compreender o conceito de amorosidade e seus desdobramentos dentro e fora da pedagogia freireana, sobretudo incorporada ao ethos e a racionalidade pratica, nesta contemporaneidade. Almeja-se, com isto, oferecer algumas reflexoes sobre o sentido e o sentir da amorosidade como modo de acolhimento do outro no eu, uma possibilidade de reconhecimento de um eu no outro.

Referência(s)