Artigo Acesso aberto Produção Nacional

NUVEM DE PALAVRAS E MAPA CONCEITUAL: ESTRATÉGIAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

2017; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14572/nuances.v28i1.4833

ISSN

2236-0441

Autores

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Vanderley Flôr da Rosa,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este trabalho discute a utilização da nuvem de palavras e do mapa conceitual como estratégias pedagógicas a partir do uso de recursos tecnológicos como o Wordle® e CmapTools®. A aplicação dessas ferramentas tecnológicas ocorreu em um curso de extensão visando à formação de professores para a inclusão e, portanto, foram empregadas para ensinar e para avaliar a apropriação do conteúdo desse processo formativo: a inclusão educacional. A questão principal de investigação é: de que forma licenciandas em Pedagogia percebem a utilização da nuvem de palavras e do mapa conceitual como atividades didáticas? Para isso, foi utilizada a pesquisa do tipo intervenção pedagógica, a coleta de dados feita por meio de questionários, diário de campo e atividades desenvolvidas, sendo os dados interpretados pela análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as atividades didáticas promoveram a familiaridade com o uso de TIC no processo de ensino e de aprendizagem, e que contribuíram para a sistematização e a apropriação do conteúdo do curso de extensão como uma ação didática formativa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX