Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Escutando o Blues: sons, identidades e lugares fílmicos

2017; Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas; Volume: 19; Issue: 24 Linguagem: Português

ISSN

2447-6978

Autores

Daniel Dória Carrijo,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Boa parte das imagens acerca do passado que temos e com as quais nos relacionamos diariamente sao moldadas em maior ou menor grau a partir do cinema. Pensamos aqui a analise de obras acerca da historia do blues sobre o conceito de lugar de memoria filmico , proposto por W. Guynn com base no conceito de P. Nora, com especial destaque a nocao de autenticidade, construida, de acordo com nossa visao, a partir da trilha sonora e de seu potencial de suscitar identificacao espaco-temporal atraves de paisagens sonoras que remetam a identidade do grupo social aqui trabalhado. Analisando os filmes Honeydripper (2007), O Brother, Where art Thou? (2000) e Cadillac Records (2008), buscamos defender nosso argumento acerca da importância do estudo da trilha sonora em filmes historicos enquanto um elemento constituinte de um territorio cultural. Palavras-chave: blues, paisagem sonora, lugar de memoria, cinema, identidade.

Referência(s)