
Escutando o Blues: sons, identidades e lugares fílmicos
2017; Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas; Volume: 19; Issue: 24 Linguagem: Português
ISSN
2447-6978
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoBoa parte das imagens acerca do passado que temos e com as quais nos relacionamos diariamente sao moldadas em maior ou menor grau a partir do cinema. Pensamos aqui a analise de obras acerca da historia do blues sobre o conceito de lugar de memoria filmico , proposto por W. Guynn com base no conceito de P. Nora, com especial destaque a nocao de autenticidade, construida, de acordo com nossa visao, a partir da trilha sonora e de seu potencial de suscitar identificacao espaco-temporal atraves de paisagens sonoras que remetam a identidade do grupo social aqui trabalhado. Analisando os filmes Honeydripper (2007), O Brother, Where art Thou? (2000) e Cadillac Records (2008), buscamos defender nosso argumento acerca da importância do estudo da trilha sonora em filmes historicos enquanto um elemento constituinte de um territorio cultural. Palavras-chave: blues, paisagem sonora, lugar de memoria, cinema, identidade.
Referência(s)