
Projeto Autonomia Carioca: parceria público-privada no Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro (2010-2015)
2017; UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL; Volume: 19; Issue: 41 Linguagem: Português
10.17648/textura-2358-0801-19-41-2974
ISSN2358-0801
AutoresElaine Avila, Wânia Regina Coutinho Gonzalez,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO texto trata do Projeto Autonomia Carioca, resultante de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Roberto Marinho, destinado a aceleração de estudos para alunos em atraso escolar no ensino fundamental das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, com o uso da Metodologia Telessala. O artigo foi desenvolvido a partir da análise dos documentos oficiais e de entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes atuantes no projeto. À luz de autores como José Carlos Libâneo Maria da Gloria Gohn e Stephen Ball, concluímos que o projeto atendeu a uma lógica gerencialista e, ao mesmo tempo, proporcionou uma educação formal não convencional a esses estudantes.
Referência(s)