Artigo Acesso aberto

Enfoques e abordagens para a análise de políticas educacionais: primeiras aproximações

2017; Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa; Volume: 2; Linguagem: Espanhol

10.5212/retepe.v.2.008

ISSN

2409-3696

Autores

Laélia Portela Moreira,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Resumo: O campo da politica educacional, a despeito de sua relativa juventude e vinculacao originaria a ciencia politica, ja conta com algumas propostas especificas para a investigacao pertinente, como, por exemplo, a abordagem do ciclo de politicas, o Enfoque das Epistemologias da Politica Educacional (EEPE), a Cartografia Social e a Analise Critica do Discurso, dentre outras. Tais modelos visam contribuir para a consolidacao da pesquisa nesse campo, nos limites permitidos por seu carater meta-analitico, considerando-se, ainda, os pressupostos e filiacoes teoricas assumidas por seus investigadores. Este texto, de vies descritivo-analitico, abordagem pluralista e carater introdutorio visa apresentar alguns dos enfoques apropriados para a investigacao no campo da politica educacional a partir do reconhecimento da sua relevância para a formacao dos investigadores iniciantes. O texto esta dividido em duas partes principais. Na primeira, apresenta-se uma breve caracterizacao do campo e discutem-se algumas questoes relacionadas a investigacao concernente. Em seguida, apresentam-se, em tracos gerais, quatro enfoques apropriados para a pesquisa do campo, com o intuito de mapea-las para os interessados em aprofunda-las posteriormente. Palavras-chave: Politica educacional. Epistemetodologia. Pesquisa em politica educacional. Approaches and methods to educational policy analysis: first approaches Abstract: The field of educational policy, despite its relative youth and its origins in political science, already has some specific proposals for relevant research, such as the Policy Cycle Approach, the Approach of Educational Policy Epistemologies (EEPE), Social Cartography and Critical Discourse Analysis, among others. These models aim to contribute to the consolidation of research in this field, within the limits allowed by its meta-analytical character, considering also the presuppositions and theoretical affiliations assumed by its researchers. This descriptive-analytical pluralistic and introductory text aims to present some of the appropriate approaches for research in the field of educational policy from the recognition of its relevance to the training of new researchers. The text is divided into two main parts. The first presents a brief characterization of the field and discusses some issues related to the research concerned. Next, four general approaches are presented for the field research, with the intention of mapping them to those interested in furthering them. Keywords: Educational policy. Epistemetodologia. Research in educational policy. Enfoques y metodos para el analisis de las politicas educativas: primeras aproximaciones Resumen: El campo de la politica educativa, a pesar de su relativa juventud y vinculacion originaria a la ciencia politica, ya cuenta con algunas propuestas especificas para la investigacion pertinente, como, por ejemplo, el Enfoque del Ciclo de las Politicas, el Enfoque de las Epistemologias de la Politica Educativa (EEPE), la Cartografia Social y el Analisis Critico del Discurso, entre otras. Estos modelos apuntan a contribuir a la consolidacion de la investigacion en ese campo, en los limites permitidos por su caracter meta-analitico, considerando, aun, los presupuestos y filiaciones teoricas asumidas por sus investigadores. Este texto, de sesgo descriptivo-analitico, enfoque pluralista y caracter introductorio, pretende presentar algunos de los enfoques apropiados para la investigacion en el campo de la politica educativa a partir del reconocimiento de su relevancia para la formacion de los nuevos investigadores. El texto esta dividido en dos partes principales. En la primera se presenta una breve caracterizacion del campo y se discuten algunas cuestiones relacionadas con la investigacion concerniente. A continuacion, se presentan, en trazos generales, cuatro enfoques apropiados para la investigacion del campo, con el proposito de mapearlas para los interesados en profundizarlas posteriormente. Palabras clave: Politica educativa. Epistemetodologia. Investigacion en politica educativa.

Referência(s)