As empresas de serviços contábeis e a utilização dos Compostos de Marketing: estudo exploratório no bairro da Vila Prudente em São Paulo

2014; Issue: 207 Linguagem: Português

ISSN

2526-8414

Autores

Robson Ribeiro de Azevedo, Sí­lvio Augusto Minciotti, Rosângela Sarmento Silva, Roberto Vidal de Souza, Ana Cristina de Faria,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O objetivo deste trabalho e identificar os elementos dos Compostos de Marketing utilizados pelas Empresas de Servicos Contabeis (ESCs), visando contribuir com a compreensao do uso das ferramentas do Marketing de Servicos pelas ESCs, a partir da definicao dos seus Compostos de Marketing. O presente estudo e de natureza exploratoria e se propos a estudar o envolvimento das empresas com a pratica do marketing. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores das ESCs. Ao final, pode-se constatar que as ESCs pesquisadas adotam a pratica de algumas tecnicas de marketing identificadas nos Compostos de Marketing aplicados nos servicos contabeis, tais como: Produto, Preco, Promocao e Praca, Pessoas, Ambiente e Processos. A pratica de marketing e influenciada pelo porte das empresas-clientes dessas ESCs. Constatou-se que as ESCs, focadas no atendimento a clientes de grande porte, ja adotam algumas praticas de marketing, mesmo que de forma embrionaria, o que nao acontece com as ESCs que prestam servicos para micros e pequenas empresas.

Referência(s)