Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Tecnologia e violência na contemporaneidade: um olhar da Teoria Crítica da Sociedade

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14244/198271992157

ISSN

1982-7199

Autores

Bruno Pucci,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

This essay proposes to analyze, in dialogue with fragments of the book Negative Dialectics , by Theodor Adorno, contemporary tensions and phenomena related to the problematic of technology and violence. In this respect, we initially use the aphorism Suffering Physical and items I and II of Meditations on Metaphysics to reflect on two realities of extreme violence in this globalized world: wars and refugees; and, later, based on the conception of the fall of Metaphysics and its encounter with the marginalized and the repressed, we intend to question the conservative and authoritarian events present in our country today: the commodification of higher education; public-private partnerships in primary and secondary school education; the educational proposal of the mega-entrepreneur and new mayor of Sao Paulo. The final reflections of the essay are that the categories Bildung (formation), autonomy, emancipation - key concepts of the Critical Theory of Society – come down from the heights and observe, with firmness and critical commitment, the pain and the suffering that devastate the victims of wars and those who seek refuge in other countries, as well as the social and educational reality of the poor ones, the children and young people of our country. Keywords : Wars and refugees, Commodification of higher education, Public-private partnerships, Negative dialectics. Resumo Este ensaio se propoe analisar, em dialogo com fragmentos do livro Dialetica Negativa, de Theodor Adorno, tensoes e fenomenos contemporâneos relacionados a problematica da tecnologia e violencia. E, para tal, se serve inicialmente do aforismo “O Sofrimento e Fisico” e dos itens I e II das “Meditacoes sobre a Metafisica”, para refletir sobre duas realidades de extrema violencia vigentes neste mundo, dito globalizado: as guerras e os refugiados; e, posteriormente, como base na conceituacao de “queda da Metafisica” e de seu encontro com o marginalizado, com o reprimido, questionar os acontecimentos conservadores e autoritarios presentes em nosso pais nos dias de hoje: a mercantilizacao da educacao superior; as parcerias publico-privadas na educacao escolar de ensino fundamental e medio; a proposta educacional do mega-empresario e novo prefeito de Sao Paulo. As reflexoes finais do ensaio encaminham-se no sentido de as categorias Bildung (formacao), autonomia, emancipacao - conceitos-chave da Teoria Critica da Sociedade - descerem das alturas e observarem, com firmeza e empenho critico, a dor e o sofrimento que assolam as vitimas das guerras e os que buscam refugios em outras patrias, bem como a realidade social e educativa dos mais pobres, das criancas e dos jovens de nosso pais. Palavras-chave : Guerras e refugiados, Mercantilizacao da educacao superior, Parcerias publico-privadas, Dialetica negativa. References : ADORNO, Theodor W. Educacao apos Auschwitz. In: COHN, Gabriel. Theodor W. Adorno . Trad. de Aldo Onesti. Colecao Sociologia. Sao Paulo: Editora Atica, 1986, p. 33-45. ADORNO, Theodor W. Dialetica negativa . Trad. de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2009. CERASOLI, Josianne F. Por que e para que aprender historia? O debate sobre historia na agenda das politicas publicas em educacao. UNICAMP: Campinas, 2016, (inedito). FREITAS, Luiz Carlos de. A organizacao do trabalho pedagogico no contexto atual do ensino publico brasileiro. Entrevistado por Marcos Francisco Martins; Adriana Varani; Tiago Cesar Domingues. Critica Educativa (Sorocaba/SP), vol. 2, n. 1, p. 202-226, jan./jun. 2016, p. 202-226. (2016a) FREITAS, Luiz Carlos de. Doria e a privatizacao da educacao paulistana. 2016b. In: Avaliacao Educacional : Blog do Freitas: https://avaliacaoeducacional.com/2016/10/03/doria-e-a-privatizacao-da-educacao-paulistana/ Acesso: 06/10/2016. PUCCI, Bruno. Theodor Adorno e a frieza burguesa em tempos de tecnologias digitais. In: PUCCI, Bruno; FRANCO, Renato; GOMES, Luiz Roberto. (Org.). Teoria Critica na era digital : desafios. 1ed. Sao Paulo: Nankin Editorial, 2014, v. 1, p. 47-60. SGUISSARDI, Valdemar. Estudo diagnostico da politica de expansao da (e Acesso a) Educacao Superior no Brasil – 2002-2012. Brasilia: Edital N. 051/2014 SESU; Projeto de Organismo Internacional – OEI; Projeto OEI/BRA/10/002 , 2014. SGUISSARDI, Valdemar. Educacao superior no Brasil. Democratizacao ou massificacao mercantil? Educacao e Sociedade . v. 36, no. 133, p. 867-889, out.-dez., 2015, p. 867-889.

Referência(s)