Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Institucionalização da formação docente: análise de um programa de desenvolvimento profissional

2017; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 98; Issue: 249 Linguagem: Português

10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2830

ISSN

2176-6681

Autores

Amanda Rezende Costa Xavier, Michelle Cristine da Silva Toti, Maria Antônia Ramos de Azevedo,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal analisar, com base na literatura discutida, a institucionalização de um programa de desenvolvimento profissional de uma universidade federal brasileira, com vistas a identificar seu nível de consolidação, bem como a concepção dos docentes sobre ele. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e foram utilizadas, para coleta de dados, a análise documental e a aplicação de questionário estruturado aos docentes participantes do programa. O referencial teórico que embasa a análise está pautado nos estudos da pedagogia universitária, especialmente de Cunha, Masetto, Morgado. Foi possível inferir que os documentos institucionais analisados reforçam a visão do programa de formação docente apenas como uma exigência legal para aprovação no estágio probatório, destinado, dessa forma, aos professores ingressantes. Verifica-se, ainda, maior interesse docente nas questões ligadas aos aspectos práticos e/ou burocráticos da docência (uso de sistemas acadêmicos, trâmites legais) em detrimento dos saberes específicos da atuação docente. No entanto, não podemos desconsiderar que a experiência analisada retrata um programa relativamente jovem, com apenas dez anos de existência, e que, frente às alterações que já experimentou, acreditamos haver uma preocupação em aprimorar o programa de formação pedagógica e de desenvolvimento profissional docente.

Referência(s)