A carnavalização no romance O Chalaça (1994) e sua reprodução na minissérie televisiva “O quinto dos infernos”
2010; Volume: 6; Issue: 7 Linguagem: Português
10.48075/rlhm.v6i7.4484
ISSN1983-1498
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEm seu romance Galantes memorias e admiraveis aventuras do virtuoso conselheiro Gomes, O Chalaca (1994), o escritor Jose Roberto Torero procede a releitura da historia brasileira sob a perspectiva de Francisco Gomes da Silva, secretario pessoal do imperador brasileiro D. Pedro I. Aqui, Torero articula os tracos que a definem como um novo romance historico, segundo caracteristicas apontadas por Menton (1993), com as premissas da picaresca espanhola classica, expressas na obra inaugural do genero A vida de Lazarilho de Tormes e suas fortunas e adversidades. Assim, a personagem-narrador Francisco Gomes da Silva, exemplo de picaro, narra eventos desde a vinda da familia real portuguesa para o Brasil (1808), passando por episodios como a proclamacao da Independencia do Brasil (1822), ate o periodo apos a morte de D. Pedro I, em Portugal. Seguindo perspectiva analoga ao novo romance historico de desconstrucao de imagens cristalizadas de personagens e eventos historicos, a minisserie “O quinto dos infernos” ficcionaliza, alem de um periodo semelhante ao representado no romance de Torero (1994), algumas das personagens historicas conhecidas tambem presentes no romance historico em questao, dentre as quais D. Pedro I. Esta minisserie foi exibida em 2002 pela rede Globo e concebida como uma parceria entre o autor Carlos Lombardi e o diretor Wolf Maia. Destarte, analisaremos neste trabalho a utilizacao e importância da carnavalizacao, seguindo a concepcao bakhtiniana do conceito, para fomentar o processo desconstrucionista na obra de Torero (1994) e na minisserie “O quinto dos infernos”, explicitando a intertextualidade entre as duas producoes.
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