Artigo Revisado por pares

Benedito Ruy Barbosa: Intertextualidade e Recepção

1998; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2238-7714.no.1998.51306

ISSN

2238-7714

Autores

Anna Maria Balogh,

Tópico(s)

Multimedia Communication and Technology

Resumo

A questao da autoria de um texto ficcional para a TV traz consigo algumas peculiaridades que devem ser analisadas para uma compreensao aprofundada do processo sob o ponto de vista da mediacao, da recepcao e da intertextualidade. A recepcao de um programa ficcional na TV aberta pressupoe um publico verdadeiramente massivo, implicando uma necessaria homogeneizacao do produto tendo em vista um parâmetro “medio” das preferencias deste publico. Estrategias das emissoras, tais como as pesquisas de opiniao, procuram dar a este parâmetro impalpavel, uma concrecao maior. Um escopo similar orienta a elaboracao deste texto: uma busca de dados concretos sobre os processos de mediacao e as praticas de recepcao atraves do estudo acurado da autoria e dos textos que a ela se referem ou nela intervem. Em outras palavras, pressupoe-se que o autor deixa marcas claras no seu texto, marcas estas que orientam os modos de recepcao por parte do publico. As selecoes do autor manifestas no texto, instigam relacoes intra e intertextuais e configuram perfis de audiencia e tipos de mediacao. Claro esta que esta determinacao nao pertence exclusivamente a autoria, consideramos, no entanto, que ela desempenha um papel mais relevante nos processos de recepcao que analisamos do que lhe parece ter sido atribuido ate o momento.

Referência(s)
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