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Planejar não Ganha Título? Proposta de Modelo de Planejamento Estratégico para Gestão de Clubes de Futebol Baseado nos Principais Pilares a Partir da Percepção dos Principais Atores do Universo do Futebol

2017; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5585/podium.v6i2.169

ISSN

2316-932X

Autores

Gabriel Levrini, Guilherme Santos Barrionuevo de Oliveira,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

Alcancar os objetivos dentro de uma empresa requer um planejamento sobre aquilo que se deseja atingir. Em um clube de futebol nao e diferente. Os clubes de futebol brasileiros sao instituicoes que, embora o volume financeiro circulante seja grande, geralmente sao estruturas deficitarias e ineficientes. As dividas dos principais 12 clubes brasileiros ultrapassaram R$ 5 bilhoes em 2014, embora a audiencia e as receitas tenham crescido muito acima do PIB. Este artigo tem como objetivo principal propor um modelo de planejamento estrategico para a gestao de clubes de futebol a partir da atual percepcao dos principias atores (atletas, dirigentes, conselheiros, jornalistas, executivos etc.) do mundo do futebol e dos casos de sucesso como “benchmark” apresentados pela literatura. Buscou-se ainda como objetivos especificos identificar os principais pilares estrategicos para nortear esse proposito. O design da pesquisa teve duas fases: a primeira, qualitativa, em que se entrevistaram 4 executivos de futebol, e uma segunda fase, quantitativa, em que se aplicaram 203 questionarios aos 06 diferentes grupos amostrais classificados por suas funcoes: atletas, socios, executivos, conselheiros/dirigentes, comissao tecnica e jornalistas. O survey nao mostrou diferencas significativas entre os grupos em relacao a importância do planejamento estrategico, com excecao do grupo conselheiros, que mostrou divergencias nas respostas relativas a governanca nos clubes. Os dados sugerem que a transicao da estrutura organizacional tradicional para uma estrutura de clube-empresa ainda sofre barreiras impostas pela vaidade ou incapacidade de seus dirigentes e pela cultura imediatista por resultados.

Referência(s)