
Reflexões sobre a narrativa de fundação em ‘Iracema, a virgem dos lábios de mel’
2017; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 11; Issue: 21 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-677x.rum.2017.118070
ISSN1982-677X
AutoresMarcelo Dídimo Souza Vieira, Aline Rebouças Azevedo Soares,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo elabora algumas reflexões sobre a narrativa de fundação em Iracema, a virgem dos lábios de mel (Coimbra, 1979), adaptação cinematográfica da obra literária Iracema (Alencar, 1865). Ao relacionar o romance alencarino com a biografia de Pocahontas e a epopeia Eneida, de Virgilio, com enfoque nas personagens Camila, Dido e Lavínia, adotamos a perspectiva de que a personagem Iracema é uma heroína mítica e sua história uma narrativa de fundação. A partir deste levantamento, investigamos de que maneira o projeto de fundação de José de Alencar foi recriado em Iracema, a virgem dos lábios de mel.
Referência(s)