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Reflexões sobre a narrativa de fundação em ‘Iracema, a virgem dos lábios de mel’

2017; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 11; Issue: 21 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-677x.rum.2017.118070

ISSN

1982-677X

Autores

Marcelo Dídimo Souza Vieira, Aline Rebouças Azevedo Soares,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo elabora algumas reflexões sobre a narrativa de fundação em Iracema, a virgem dos lábios de mel (Coimbra, 1979), adaptação cinematográfica da obra literária Iracema (Alencar, 1865). Ao relacionar o romance alencarino com a biografia de Pocahontas e a epopeia Eneida, de Virgilio, com enfoque nas personagens Camila, Dido e Lavínia, adotamos a perspectiva de que a personagem Iracema é uma heroína mítica e sua história uma narrativa de fundação. A partir deste levantamento, investigamos de que maneira o projeto de fundação de José de Alencar foi recriado em Iracema, a virgem dos lábios de mel.

Referência(s)