Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Mídia, governamento e meio ambiente: provocações sobre Educação Ambiental

2017; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14295/momento.v26i1.6749

ISSN

2316-3100

Autores

Lorena Santos da Silva, Paula Corrêa Henning,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente artigo segue sua linha da análise a partir do conceito de governamento presente nos estudos de Michel Foucault (2008). Como material empírico utiliza três propagandas circulantes na televisão brasileira e internet no primeiro trimestre de 2016. Campanhas de conscientização a favor da diminuição ou eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Tais artefatos midiáticos como produtores de saberes que ensinam e educam certos modos de agir, representar e relacionar-se com o meio ambiente. As considerações deste artigo enxergam no uso da estatística, dos saberes produzidos nos artefatos midiáticos legitimados pelo discurso científico, técnicas de governamento que incidem nas condutas e sentidos tomados como indispensáveis para a manutenção e bem-estar da população.

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